WELCOME TO MY BLOG DAILY

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PM PEDE FIM DAS TORCIDAS ORGANIZADAS EM GOIAS

PM pede o fim das organizadas em Goiânia

maio 2, 2008

Corporação também diz que não fará mais a escolta das facções nas partidas

Um dia após os confrontos entre membros das torcidas organizadas de Goiás e Vila Nova nas arquibancadas do Serra Dourada, no segundo clássico do ano envolvendo as duas equipes pelo Campeonato Goiano, a Polícia Militar pediu ao Ministério Público (MP), por meio de ofício, a extinção das organizações e a proibição da entrada de seus integrantes no estádio. Mas a proposta não encontrou coro na Federação Goiana de Futebol (FGF) nem mesmo no MP, entidades que defendem que outras medidas devem ser adotadas.
Domingo, torcedores uniformizados das duas facções se enfrentaram em um local no estádio em que, tradicionalmente, não há confrontos – em frente às cabines de rádio e TV. Também houve corre-corre e encontros violentos no anel interno do Serra Dourada e fora do estádio. Para o presidente da FGF, André Pitta, a extinção das torcidas organizadas não resolve o problema da violência nos estádios.
- Os torcedores continuarão indo ao estádio de forma pior, desorganizada. Pode até amenizar, mas o torcedor precisa ser responsabilizado pelo que faz – diz Pitta.
Em entrevista à TV Anhanguera, o promotor de Justiça Marcelo Celestino, do Centro de Apoio Operacional do Cidadão, afirmou que extinguir as torcidas organizadas não é a medida ideal, mas admitiu que a proposta será discutida com segmentos envolvidos na segurança dos torcedores. Ele cobra a separação total dos torcedores no estádio e fora dele, a punição para torcedores que provocarem conflitos, prisões e acionamento na Justiça dos infratores.
- Extinguir as organizadas não é o ideal. Temos de tomar a medida que seja melhor, não a mais fácil – afirma o promotor à TV.
Além de pedir o fim das torcidas organizadas, o coronel Pacheco cobra outras entidades para que assumam responsabilidades pela questão.
- A PM absorve todos os impactos. Somos o órgão que mais se envolve nesses eventos. O impacto da fragilidade de outros segmentos cai em cima da PM – diz Pacheco.
Para ele, a FGF também deveria ser responsabilizada.
- A federação planeja o torneio e tem de planejar o mínimo de conforto e segurança para os torcedores.
 Medidas

O coronel afirma que algumas medidas já serão adotadas pela PM em dias de clássicos, como o fim das escoltas no trajeto para o estádio e no retorno às sedes, a proibição da entrada de bandeirões, faixas e rojões.
- É um evento privado, não é público. A federação tem lucro nessas atividades e tem de ter maior zelo com o torcedor – aponta Pacheco.
Em relação aos incidentes de domingo, o coronel Pacheco afirma que não houve falha na estratégia da PM. Logo depois de admitir que os presidentes das torcidas organizadas não têm mais controle ou liderança sobre os integrantes das mesmas, ele afirmou que houve um descumprimento de acordo feito com as facções.
- Eles não se mantiveram nos locais acordados e parte das torcidas se confrontou no lado sul – explica.
Como não havia tropa no local onde começou o enfrentamento, abaixo das cabines de rádio e televisão, Pacheco diz que a PM agiu com o lançamento de bombas de efeito moral. Para o promotor Marcelo Celestino, a PM tinha de ter se preparado para um possível confronto naquele setor.
- Já era previsto. No outro clássico, havia grupos querendo se encontrar por ali. Tem de haver separação das torcidas nas cadeiras e na parte das arquibancadas abaixo das cabines – diz o promotor.
POR ANNE GRAZIELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIKKO'S BLOG'S 2011

MAIKKO'S BLOG'S 2011
SELO DE AUTENTICIDADE OFICIALIZAÇAO

avalie meu blog

maiko j. silva

Postagens populares

FRAZE DA MINHA VIDA

PERSONALISE SEU BLOG AQUI